Ego é um problemão!!
Estou sinceramente empenhado em acreditar que ele seria o que os cristãos chamam de pecado original, tipo, “Você já nasce cagado filho, tem um ego”.
Mas entendê-lo-emos para que não tenhamos nossa vida destruída e arruinada em TODOS os sentidos: O ego em si não é culpado de nada.
Tal qual animal ele apenas luta para manter e preservar (e prolongar) a vida. Com este pretexto ele atende instintivamente a todos os desafios que a seu ver, põem em perigo o cumprimento de sua principal finalidade- a sobrevivência.
A psicologia nos diz que o ego vê tudo em função de dois resultados únicos: vida ou morte.
Para se sentir bem, preenche nossa vida de experiências vivificantes.
É bom lembrar que o ego interpreta todos os estímulos segundo um critério de vida ou morte DEFINITIVAS, não vida e morte relativas.
Assim uma perda de qualquer tipo, que ponha em risco a sobrevivência, não é avaliada em seus detalhes, se é uma perda pequena ou grande, è discernida como um sinal de MORTE.
Qualquer perigo significa MORTE!
Quando precisamos de alimento ou de fluídos o ego nos manda comer e beber, sentimos fome e sede.
Até aqui tudo bem, ele é perfeito para atender a natureza animal que temos e com isso a vida e integridade física nossa está garantida.
O problema surge quando ele percebe ameaças de natureza emocional, psicológica ou mental. DESASTRE TOTAL ...).
Para o ego o bem-estar é sinônimo de vida, tudo que ameaça o bem estar é sinônimo de morte, mesmo nestes outros níveis de existência.
Mas, nos níveis emocional, psicológico e mental, nós temos o dever de exercer nosso poder interior para avaliar situações e tomar decisões inteligentes.
Se não exercitamos esse poder, deixamos todas estas funções a cargo do ego, que opera por instinto. Nestas condições, reagimos de maneira primitiva, animal.
Ex.: Um barbeiro lhe fecha no trânsito.
Nada aconteceu, mas o ego interpretou aquilo como uma ameaça a sua vida, resultado, você vai sair de seu equilíbrio, vai jogar veneno no seu sangue, vai baixar a sua freqüência energética, vai exprimir isto como agressividade, (tem gente que mata e briga por isso), vai xingar, emporcalhando o chakra da garganta.
O cara some, você nunca mais o verá e depois acaba refletindo e pesando, "putz que babaca que eu fui, parecia que, naquele momento não era eu".
Na verdade não era “você” mesmo, mas a culpa é sua.
Não exercitou seu poder interior. Se deixou dominar por uma problemão chamado EGO. EGO=Animal.
Certamente você já se deparou com um animal na estrada, muitos inclusive mortinhos da silva. Sabe como um animal reage quando se vê em perigo por um automóvel? Boa parte deles sai da frente, é claro, mas alguém já observou qual o caminho que ele percorre? 90% deles voltam pelo caminho que vieram! Sabe porque? Porque este é o caminho que conhecem!
É uma reação de instinto, ele acha mais seguro andar por onde tem certeza do que irá encontrar. É instinto.
Não sairá de um perigo entrando em outro, mesmo que esteja mais perto do outro lado da estrada e seja atropelado, o que ele quer é a busca pela segurança.
PRECISO DIZER QUE SEU EGO SE COMPORTA E-X-A-T-A-M-E-N-T-E ASSIM? Por isso que quem é dominado ou se deixa dominar pelo ego não sai do lugar. . Qualquer nova oportunidade significa risco, e riscos são traduzidos de que forma pelo ego? Morte!
Porque sofremos tanto com um fim de um relacionamento?
O ego interpreta aquilo como uma ameaça ao bem-estar e traduz como morte.
E quando perdemos um emprego então!?
Mas talvez este emprego ou relacionamento sejam uma verdadeira porcaria. Sabemos disso , mas sofremos.
Porque? Por causa do maldito, mal-cheiroso EGO!
Ao interpretar a situação como um "abandono" nosso ego imagina um bebê de 2 meses abandonado, não um adulto. Ele "pensa" assim e acabamos nos sentindo assim.
É aí que entra a CONSCIÊNCIA real.
Sem a consciência de tudo o que está por trás de suas ações e das conseqüências delas, o ego tem liberdade para fazer o que quiser e arruinar completamente sua vida e sua existência.
Sabe porque 80% dos obesos se tornam obesos no mundo?
(Não se assuste) Ego!
Ele diz “preciso comer para me sentir vivo”.
Quanto mais balofo mais ameaça percebida pelo ego.
Muitos obesos são dominados pelo ego porque, em algum momento da vida, seu amo passou uma tarde onde seu estômago roncou, ou perdeu a merenda no caminho pra escola.
Aí seu ego dá o comando: Coma! Coma! Porque senão você morre!
O ego não tem "discernimento" para entender as doenças desencadeadas pelo abuso de alimentos.
O mesmo vale para muitas “fobias” e vícios. Vocês já avaliaram quanto custa manter um ego?
O "prazer" proporcionado pelas baforadas de um cigarro ou um baseado emite uma falsa idéia de que "está tudo bem, estou feliz". Então "busque felicidade", "busque felicidade!"
Imagine isso agora. Quantas compras teve que fazer?
Quantas vezes teve que pagar por prazeres efêmeros?
Tudo para mantê-lo.
Mas e você? Quais são suas reais necessidades? Quais seus reais desejos? Você está passando por dificuldades? Você está livre de condicionamentos e do controle de seu ego? Já parou para pensar o que é ser escravizado pelo monstrinho que você mesmo criou e alimenta todos os minutos?
Nosso ego é traiçoeiro, nos torna confuso.
Nós não somos nosso ego.
Quando estamos confusos, muitas vezes estamos trocando papéis. Racionalizando coisas abstratas.
Tentando enfiar o triângulo num quadrado como um bebê.
É importante abrir mão das questões meramente egóicas para então termos uma visão mais ampla do que realmente significam nossos problemas.
Para se ver livre de toda esta sujeira só há uma alternativa: ASSUMA O CONTROLE DA SUA VIDA!
Este é um trecho do meu livro.
"Felicidade Plena" (Já esgotado).
Vou relançá-lo com revisão no ano que vem junto com o "Cure seus Relacionamentos" e "Prosperidade sempre" (também em revisão)
Um comentário:
Muito bom Clayson. Acho que o Nietzsche chamava isso de Vontade de Poder, e eu chamo de Desejo de Poder, que tem parcial relação com a Pulsão de Vida de Freud. O importante é que isso explica muita coisa, inclusive a manutenção de uma posição claramente absurda, como a dos cristãos em continuar apoiando o bolsonarismo, e aí é interessante notar a necessidade de um período de luto.
Postar um comentário