O "orgulho de Ribeirão Preto" fez uma grande apresentação em minha cidade.
Os caras fazem um samba de primeira.
Meu filho, por exemplo, adora a banda. Suas amigas também. Eu também.
Homens e jovens, em geral, bêbados e chapados e mulheres lindas dançando alegremente ao som do maior hit deles.
Aliás, maior hit do U2 que eles fizeram uma versão. Destaquemos o original.
Eu queria ser esperto como estes caras.
Pegar músicas que todo mundo conhece, fazer todas em ritmo de samba e pronto.
Mas aí eu estaria copiando eles, que por sua vez copiam outros. Eu seria a cópia, da cópia da cópia.
Ia colocar o nome da banda de Xerocô.
Mas poderia pegar músicas conhecidas e fazer em outro ritmo para diferenciar.
Minha "banda" seria em ritmo funk e se chamaria xerococô pra combinar a cópia (xerox) com o estilo musical (funk) --- nas duas sílabas finais, a alusão ao que considero o melhor elogio ao estilo.
Vou "tocar" Back in black de AC/DC em ritmo funk.
"E vai descendo back in blaaaaaaaaaaack"
Ficaria perfeito!
Eu vou montar uma banda funk com cópias de músicas conhecidas.
Tipo: "Vai like a virgin vaaaaaaai"
Virgin? Funk?
É...
Não dá...
Mas também não dá Sunday Bloody Sunday em ritmo de samba.
Pessoal, por favor, sei que sou chato A-P-E-N-A-S com questões ligadas a música, cinema, literatura e artes em geral.
Sei que o povo fica p* quando eu critico o que "todo mundo" gosta.
Mas PELAMORDEDEUS.
Alguém que ouviu Sambô cantando Sunday Bloody Sunday e curtiu os caras todos alegres cantando esta música já pensou no que está acontecendo?
Minha conclusão:
NINGUÉM SABE O QUE SIGNIFICA A LETRA DESTA MÚSICA.
Portanto, digo aos senhores e senhoras que vão sambar alegremente com o Sambô:
Sunday Bloody Sunday (Domingo, sangrento domingo) trata em sua letra - por sinal ainda no estilo politico e "de protesto" que marcou o início da banda U2 - de uma data terrível onde tropas britânicas atiraram e mataram manifestantes que lutavam por direitos civis na Irlanda.
Trechos da música:
Broken bottles under children's feet - Garrafas quebradas sob os pés das crianças
Bodies strewn across the dead-end street - Corpos espalhados num beco sem saída.
And mothers, children, brothers, sisters torn apart - E mães, filhos, irmãos, irmãs dilacerados.
And today the millions cry - E hoje milhões choram
We eat and drink while tomorrow they die - Comemos e bebemos enquanto eles morrem amanhã
Pessoal, na boa, assistam novamente ao clip e vejam todos alegres e sorrindo dançando um sambão rasgado com uma letra destas.
Eu, por ter sido contemporâneo ao lançamento da música e por ela ter sido uma das primeiras músicas que tirei na bateria e que toquei em uma banda de rock, acho estranho demais.
Todo mundo rindo, alegre cantando esta música é algo que não entendo. A gente tocava isso com "raiva" e "revolta" antes. Nós, que éramos jovens de 14, 14 anos, sabíamos o que significava aquela música e seu peso social e político.
A conclusão é que agora, ninguém sabe o que está acontecendo.
No meio da música o cara fala "Ô nego véio" e volta pra letra.
O cara com aquele sotaque estranho... Simplesmente não sabe o que está cantando.
Mas, ao menos para mim, está entre os melhores cantores do estilo no brasil.
Canta e canta muito. E não é qualquer um que segura um "Bono Vox".
O som é ótimo.
A banda é ótima.
E a canção do U2 é uma das mais belas do rock...
Mesmo assim.
Ver aquele povo todo sorrindo e feliz com uma canção destas me causa uma sensação esquisita demais.
O que me faz pensar que tenho que ficar quietinho e não dar opinião sobre nada do que vejo.
Ou abrir o coração e tentar ver se a banda repensa um pouco o repertório, porque, afinal, existem "Milhões" de música que podem virar samba. Inclusive músicas do U2 que não tratam de mortes, assassinatos, fuzilamentos e famílias que perderam seus entes queridos.
Os caras tem uma banda sensacional.
O ritmo e o entrosamento chega a ser hipnotizante.
Mas...
Criatividade é ZERO porque quando pego uma música consagrada e lanço em um ritmo diferente eu não crio absolutamente NADA porém, ao mesmo tempo, agrado a TODOS.
Especialmente aqueles que não sabem falar inglês e não entendem sobre a questão cultural que envolve uma canção como esta.
Fica aqui o regsitro e a homenagem aos que morreram no massacre sangrento com tiros na cabeça e por todas as partes do corpo (reparem a idade da maioria):
John (Jackie) Duddy (17).
Patrick Joseph Doherty (31).
Bernard McGuigan (41).
Kevin McElhinney (17)
Michael Gerald Kelly (17)
John Pius Young (17)
William Noel Nash (19).
Michael M. McDaid (20).
James Joseph Wray (22).
Gerald Donaghy (17)
Gerald (James) McKinney (34)
William Anthony McKinney (27)
John Johnston (59)
Meus sinceros respeitos a todos os familiares das vitimas que foram fuziladas neste dia e, por favor, apesar de parecer, nossos jovens não estão felizes pelo assassinato dos seus jovens. O problema é que seus jovens com consciência política, engajamento e inteligência são um pouco diferentes dos nossos jovens que não conhecem a cultura e não sabem sequer balbuciar a língua de vocês. Seus jovens, buscando lutar por um ideal morrem nas praças. Nossos jovens dançam samba nas praças. Isto é Brasil.
E vocês, que já não nos levam a sério, continuem assim. Não queremos provocar a IRA de ninguém. Somos apenas desinformados, apáticos, sem cultura e consumimos o que está na moda sem nenhum raciocínio ou senso crítico. Somos o povo "mais alegre do mundo" e podemos dançar e festejar até massacres horrorosos.
Aos fãs dos Sambô:
Excelente cantor.
Banda maravilhosa. Bons músicos. Talentosos.
Mas um enorme desperdício. Uma das "revelações" do pagode (samba-rock?) do Brasil, poderia produzir som autoral (sem ficar na mesmice vigente de tratar dos mesmos assuntos dos breganejos e afins). Com uma banda destas, um cantor destes, o potencial é grande, inclusive para adicionar novos elementos, timbres e sacadas. Ou, se for pra manter o esquema copiar-com-nova-roupagem que seja para escalar mais hits de sambas antigos que foram esquecidos. Uma miríade de canções maravilhosas que não chegaram aos jovens de hoje porque não foram convertidas em mp3 e nossos jovens agem, as vezes, como bebês: querem comida semi-digerida na boca, papinha. Querem tudo pronto para que enfiem goela abaixo e, mesmo que o gosto seja em princípio ruim, olham com suas caretas um para o outro e engolem.
O Sambô seria um projeto de resgate cultural do partido-alto, maxixe, samba de breque, choro, gafieira e tantos estilos esquecidos que tiveram origem no samba. Tudo pode ser feito nesta "nova roupagem" e nós seremos brindados com jovens que cantam músicas de Noel, Pinxinguinha, Cartola, Dolores Duran, Moreira da Silva, Donga, Ary Barroso, Zé keti, Nelson do Cavaquinho, Bezerra da Silva, Almir Guineto, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra e muitos e muitos outros que me fogem a memória agora.
Claro que a "Madonna" pode entrar, claro que as músicas incidentais são bacanas tb. O resumo: Dá pra "melhorar".
Sugiro que, mesmo que queiram se divertir com mortes e assassinatos cruéis, o façam com consciência e respeito. Fossem pais ou parentes seus, talvez não iriam dançar, sorrir e se divertir tanto, devida a forma cruel e desumana que foram tratados e pela causa que deram a vida.
Entrem no google, vejam o que ocorreu em 72 no país da banda U2 (Irlanda).
Digitem lá "Domingo Sangrento" ou "bloody sunday" e vejam as imagens.
Pesquisem.
Eu adaptei um vídeo com estas cenas e a tradução da letra do U2 com a versão do Sambô ao fundo.
Assistam ao vídeo, ficou uma coisa meio "macabra". Apenas peguei um vídeo com a tradução e sincronizei com o som e me assustei. A proposta é: procurem entender melhor o que ocorre e se divertam continuando a levar diversão a todos.
Afinal, estamos no Brasil onde tudo, se não acaba em pizza, termina em samba.
Sambô?
Os caras fazem um samba de primeira.
Meu filho, por exemplo, adora a banda. Suas amigas também. Eu também.
Homens e jovens, em geral, bêbados e chapados e mulheres lindas dançando alegremente ao som do maior hit deles.
Aliás, maior hit do U2 que eles fizeram uma versão. Destaquemos o original.
Eu queria ser esperto como estes caras.
Pegar músicas que todo mundo conhece, fazer todas em ritmo de samba e pronto.
Mas aí eu estaria copiando eles, que por sua vez copiam outros. Eu seria a cópia, da cópia da cópia.
Ia colocar o nome da banda de Xerocô.
Mas poderia pegar músicas conhecidas e fazer em outro ritmo para diferenciar.
Minha "banda" seria em ritmo funk e se chamaria xerococô pra combinar a cópia (xerox) com o estilo musical (funk) --- nas duas sílabas finais, a alusão ao que considero o melhor elogio ao estilo.
Vou "tocar" Back in black de AC/DC em ritmo funk.
"E vai descendo back in blaaaaaaaaaaack"
Ficaria perfeito!
Eu vou montar uma banda funk com cópias de músicas conhecidas.
Tipo: "Vai like a virgin vaaaaaaai"
Virgin? Funk?
É...
Não dá...
Mas também não dá Sunday Bloody Sunday em ritmo de samba.
Pessoal, por favor, sei que sou chato A-P-E-N-A-S com questões ligadas a música, cinema, literatura e artes em geral.
Sei que o povo fica p* quando eu critico o que "todo mundo" gosta.
Mas PELAMORDEDEUS.
Alguém que ouviu Sambô cantando Sunday Bloody Sunday e curtiu os caras todos alegres cantando esta música já pensou no que está acontecendo?
Minha conclusão:
NINGUÉM SABE O QUE SIGNIFICA A LETRA DESTA MÚSICA.
Portanto, digo aos senhores e senhoras que vão sambar alegremente com o Sambô:
Sunday Bloody Sunday (Domingo, sangrento domingo) trata em sua letra - por sinal ainda no estilo politico e "de protesto" que marcou o início da banda U2 - de uma data terrível onde tropas britânicas atiraram e mataram manifestantes que lutavam por direitos civis na Irlanda.
Trechos da música:
Broken bottles under children's feet - Garrafas quebradas sob os pés das crianças
Bodies strewn across the dead-end street - Corpos espalhados num beco sem saída.
And mothers, children, brothers, sisters torn apart - E mães, filhos, irmãos, irmãs dilacerados.
And today the millions cry - E hoje milhões choram
We eat and drink while tomorrow they die - Comemos e bebemos enquanto eles morrem amanhã
Pessoal, na boa, assistam novamente ao clip e vejam todos alegres e sorrindo dançando um sambão rasgado com uma letra destas.
Eu, por ter sido contemporâneo ao lançamento da música e por ela ter sido uma das primeiras músicas que tirei na bateria e que toquei em uma banda de rock, acho estranho demais.
Todo mundo rindo, alegre cantando esta música é algo que não entendo. A gente tocava isso com "raiva" e "revolta" antes. Nós, que éramos jovens de 14, 14 anos, sabíamos o que significava aquela música e seu peso social e político.
A conclusão é que agora, ninguém sabe o que está acontecendo.
No meio da música o cara fala "Ô nego véio" e volta pra letra.
O cara com aquele sotaque estranho... Simplesmente não sabe o que está cantando.
Mas, ao menos para mim, está entre os melhores cantores do estilo no brasil.
Canta e canta muito. E não é qualquer um que segura um "Bono Vox".
O som é ótimo.
A banda é ótima.
E a canção do U2 é uma das mais belas do rock...
Mesmo assim.
Ver aquele povo todo sorrindo e feliz com uma canção destas me causa uma sensação esquisita demais.
O que me faz pensar que tenho que ficar quietinho e não dar opinião sobre nada do que vejo.
Ou abrir o coração e tentar ver se a banda repensa um pouco o repertório, porque, afinal, existem "Milhões" de música que podem virar samba. Inclusive músicas do U2 que não tratam de mortes, assassinatos, fuzilamentos e famílias que perderam seus entes queridos.
Os caras tem uma banda sensacional.
O ritmo e o entrosamento chega a ser hipnotizante.
Mas...
Criatividade é ZERO porque quando pego uma música consagrada e lanço em um ritmo diferente eu não crio absolutamente NADA porém, ao mesmo tempo, agrado a TODOS.
Especialmente aqueles que não sabem falar inglês e não entendem sobre a questão cultural que envolve uma canção como esta.
Fica aqui o regsitro e a homenagem aos que morreram no massacre sangrento com tiros na cabeça e por todas as partes do corpo (reparem a idade da maioria):
John (Jackie) Duddy (17).
Patrick Joseph Doherty (31).
Bernard McGuigan (41).
Kevin McElhinney (17)
Michael Gerald Kelly (17)
John Pius Young (17)
William Noel Nash (19).
Michael M. McDaid (20).
James Joseph Wray (22).
Gerald Donaghy (17)
Gerald (James) McKinney (34)
William Anthony McKinney (27)
John Johnston (59)
Meus sinceros respeitos a todos os familiares das vitimas que foram fuziladas neste dia e, por favor, apesar de parecer, nossos jovens não estão felizes pelo assassinato dos seus jovens. O problema é que seus jovens com consciência política, engajamento e inteligência são um pouco diferentes dos nossos jovens que não conhecem a cultura e não sabem sequer balbuciar a língua de vocês. Seus jovens, buscando lutar por um ideal morrem nas praças. Nossos jovens dançam samba nas praças. Isto é Brasil.
E vocês, que já não nos levam a sério, continuem assim. Não queremos provocar a IRA de ninguém. Somos apenas desinformados, apáticos, sem cultura e consumimos o que está na moda sem nenhum raciocínio ou senso crítico. Somos o povo "mais alegre do mundo" e podemos dançar e festejar até massacres horrorosos.
Aos fãs dos Sambô:
Excelente cantor.
Banda maravilhosa. Bons músicos. Talentosos.
Mas um enorme desperdício. Uma das "revelações" do pagode (samba-rock?) do Brasil, poderia produzir som autoral (sem ficar na mesmice vigente de tratar dos mesmos assuntos dos breganejos e afins). Com uma banda destas, um cantor destes, o potencial é grande, inclusive para adicionar novos elementos, timbres e sacadas. Ou, se for pra manter o esquema copiar-com-nova-roupagem que seja para escalar mais hits de sambas antigos que foram esquecidos. Uma miríade de canções maravilhosas que não chegaram aos jovens de hoje porque não foram convertidas em mp3 e nossos jovens agem, as vezes, como bebês: querem comida semi-digerida na boca, papinha. Querem tudo pronto para que enfiem goela abaixo e, mesmo que o gosto seja em princípio ruim, olham com suas caretas um para o outro e engolem.
O Sambô seria um projeto de resgate cultural do partido-alto, maxixe, samba de breque, choro, gafieira e tantos estilos esquecidos que tiveram origem no samba. Tudo pode ser feito nesta "nova roupagem" e nós seremos brindados com jovens que cantam músicas de Noel, Pinxinguinha, Cartola, Dolores Duran, Moreira da Silva, Donga, Ary Barroso, Zé keti, Nelson do Cavaquinho, Bezerra da Silva, Almir Guineto, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra e muitos e muitos outros que me fogem a memória agora.
Claro que a "Madonna" pode entrar, claro que as músicas incidentais são bacanas tb. O resumo: Dá pra "melhorar".
Sugiro que, mesmo que queiram se divertir com mortes e assassinatos cruéis, o façam com consciência e respeito. Fossem pais ou parentes seus, talvez não iriam dançar, sorrir e se divertir tanto, devida a forma cruel e desumana que foram tratados e pela causa que deram a vida.
Entrem no google, vejam o que ocorreu em 72 no país da banda U2 (Irlanda).
Digitem lá "Domingo Sangrento" ou "bloody sunday" e vejam as imagens.
Pesquisem.
Eu adaptei um vídeo com estas cenas e a tradução da letra do U2 com a versão do Sambô ao fundo.
Assistam ao vídeo, ficou uma coisa meio "macabra". Apenas peguei um vídeo com a tradução e sincronizei com o som e me assustei. A proposta é: procurem entender melhor o que ocorre e se divertam continuando a levar diversão a todos.
Afinal, estamos no Brasil onde tudo, se não acaba em pizza, termina em samba.
Sambô?
7 comentários:
***comentário de Fagner Andrades no facebook sobre o que escrevi: "Cantar sunday bloody sunday versão samba.... é o mesmo que cantar "i believe i can fly" mostrando fotos da Isabela Nardoni!!!"
Eu moro aqui nos States, e a minha opiniao e que bom que esta banda escolheu essa musica, sinal que eles sabem o e bom , e o que foi feito do coracao. Me parece que voce sabe Ingles mas nao sabe nada da vida e da alegria do povo Irlandes.Eu tenho muitos amigos
Irlandeses,e eles sao festivos, gostam de beber muito e sao brincalhoes, e eu nao penso que eles se sentiariam humilhados se ouvissem uma banda brasileira tocando musica do Pais deles, com sorrisos, alegria e amor o que e o mais importante. Agora se a Banda no caso fizesse algum tipo de agressao seria diferente...Sinceramente nao vejo nenhum problema em cantar alguma coisa que se passou e foi uma realidades que eles nao querem que se va ao esquecimento... Now give a break what's a big problem sing I believe I can fly to the little angel Isabella Nardoni, I can't see anything wrong with that...Sorry ????
Olá Marco.
Respeito a sua opinião. Mas sugiro que converse com seus irlandeses amigos e fale sobre os que estavam vivos e conscientes no momento em que ocorreu o massacre.
Converse com eles sobre o IRA, sobre os atentados e as mortes.
Nós tb somos alegres como eles mas tente chegar aqui no Brasil e celebrar a época em que vivemos a ditadura. Vamos celebrar a estupidez humana? Me perdoe amigo. Tente chegar aqui e celebrar a robalheira dos políticos e a resposta daqueles que sabem o que isto significa para o país não será nada "positiva" como imagina. A questão é respeitar as vidas que foram perdidas. Se considera "normal" ironizar um assassinato como o de Isabela Nardoni, vc realmente não percebeu a comoção nacional e a brutalidade de se matar uma criança indefesa desta forma.
Mas, como disse, respeito sua opinião, apesar de não ver sentido e ligação com o que ocorreu em 72 ou com o assassinato de Isabela. Fazer um samba para celebrar a morte dela, ao menos aqui no Brasil amigo, mesmo que nosso povo seja até mais alegre que o irlandês, será, no mínimo uma questão de mal gosto.
essa "banda" deveria no minimo cantar/tocar essa musica em PORTUGUES no ritmo e forma q o fizeram, só para ver se mesmo o mais ignorante dos brasileiros a acharia “legal” e aplaudiria no final..
Eu ouvi no rádio do carro por acaso,o ritmo da música me chamou a atenção,mas qdo vi oq estava sendo tocado,me deu vtd de jogar o rádio pela janela,só vontade,
Felizmente minha filha de 14 anos disse ''eu já tinha ouvido pai,nossa!ñ tem nada a ver'' faço das palavras delas as minhas.
Ela conhece a história da música.
A informação é um excelente antídoto contra a ignorância.
A música começou no rádio do carro,subi o som,então ouvi esses parasitas cantarem ''domingo de sangue'' quase joguei o rádio pela janela,quase. Felizmente minha filha de 14 anos disse ''eu já tinha ouvido pai,nossa!!! ñ tem nada a ver" que alívio.
É algo bizarro,oq foi feito com essa música,fiquei me perguntando será que sabem oq estão cantando.
De toda forma qualquer resposta ñ deixa de ser bizarra.
Eu já havia contado a história dessa música pra minha filha.
Então ela pode julgar com clareza.
Viva a informação.
São idiotas, com um monte de seguidores sem nada na cabeça, essa geração é digna de pena....
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