sexta-feira, 1 de maio de 2009

O "Princípio da Atração"

Faço parte de dois grupos: Os que crêem e estudam sobre a Lei da Atração e os que a execram. Mesmo que pareça paradoxal gosto dos dois grupos. E transito neles com certa tranquilidade, ninguém ao menos me expulsou nem de um nem de outro, apesar de eu mesmo ter me expulsado de ambos várias vezes.

Claro, os detratores sempre dizem: "A Lei da Atração é uma baboseira esotérica com frazesinhas bonitinhas e insossas" outros, diante do habitual preconceito, citam o fato de boa parte desta "lei" estar baseada nas palavras de uma "médium" que "baixa" o espirito de um grupo de pessoas que tem o nome de uma pessoa só.

Tá, até pra mim é difícil, sempre foi. Há muita besteira na moda da Lei da Atração (que tem diminuído bastante, diga-se de passagem).

Tenho uma birra pessoal com a nomenclatura que, como sempre afirmo, nunca deveria ser "lei" da atração e sim Princípio" da atração. Porque lei é lei e deveria ser assim sempre. Ou seja, se é a "lei" da gravidade, nunca vai mudar de acordo com a crença da pessoa ou outras variantes: Se jogar um pedra do alto de um prédio ela cai e ponto. Com a "lei" da atração vc joga a pedra e ela pode sair voando...

Mas ultimamente me dedico a afirmar que HÁ EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS para o que chamam de Lei da Atração.

Sim!

Ao aprofundar nos dados e nas conclusões a respeito. Ao debruçar sobre os estudos, estaremos limpando esta capa dos estelionatários que criaram o marketing da L.A.

O melhor pra nós é que, com toda esta idiotice que está em 70% do material de base da Lei da Atração, há a fantástica proposta de instigar as pessoas a saberem mais.

Tem aqueles que ficam nadando nesta superfície. A eles só temos que ter compreensão, porque, como já vimos, ficam bravos e irritados quando apontamos a suas bundas de fora, mas, percebo que tem aumentado mais e mais o número de pessoas que QUEREM MAIS.

Já ouvi milhões de vezes que não se deve misturar ciência com L.A.

Há pessoas que não sentem a mínima necessidade de comprovação de nada e a masturbação mental e intelectual lhe bastam.

Há outras que são fundamentalistas e radicais e se afastam exatamente porque não vêem nada de científico nisto.

No meu caso, venho evoluindo em minhas reflexões, no sentido de que AMBOS podem usufruir dos benefícios desta abertura consciencional provocada pela enxurrada de assuntos relacionados a L.A.
Ou seja, é um mar gigantesco onde quem quer nadar na superfície ou quem tem fôlego pra profundidade podem conviver de forma harmônica.

Minha observação fica apenas por conta dos chutes e das asneiras.
Chegaram em minhas mãos alguns livros, artigos e publicações em geral que tive vontade de queimar em praça pública e prender todo mundo! Dado ao altíssimo nível de imbecilidade contido.

Tenho comigo que, de uns tempos pra cá, só temos visto escroques e estelionatários tentando dinheiro fácil com o nome "Lei da Atração".
E o esgotamento acaba sendo inevitável.

Tenho plena convicção que "The Secret II-A vingança" não terá o mesmo impacto do primeiro. Acredito até que não chegará nem a metade do sucesso deste.

Porque está se esgotando.

E, definitivamente, NÃO HÁ MAIS NADA DE NOVO.
O que há são adaptações do tipo: "Escreva seus desejos em um papel", "Construa um mapa do tesouro", "dê batidinhas com o dedo em alguma parte do corpo" e etc.

Leia um livro dos Hicks e terá lido todos!

É por este motivo que afirmo aos poucos que tem hábito de leitura e buscam informações novas:
- A única formar de evoluir com o assunto de forma OBJETIVA é mergulhar para o fundo. Mergulhar na abertura provocada pela lei da atração.

É neste sentido que estou caminhando e quero compartilhar algumas coisas aqui:

Tenho comigo que a "Teoria do Inconsciente Coletivo" do Jung (http://pt.wikipedia.org/wiki/Inconsciente_coletivo) é um desdobramento da L.A. e pode apontar muitas respostas pra quem quer dar este mergulho.

Outra "base científica" que poderia também se identificar com alguns pressupostos da L.A. é a teoria dos "Campos Morfogenéticos" de Rupert Sheldrake (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_morfogen%C3%A9tico)
Ao observar as afirmações de Rupert também podemos ter muitas idéias sobre o funcionamento desta "interconectividade" proposta pela L.A.

Esta visão macro, onde tudo integra e tudo interage é algo que pode ser facilmente explanado de foma científica.

O que percebemos é que os preconceitos e a auto-ilusão dos dois lados acaba impedindo uma aproximação de idéias e propostas.

Penso que os tais entusiastas científicos deveriam se despir da capa da arrogância e procurar entender que, mesmo sem traquejo e até mesmo sem noções literárias ou intelectuais, os semi-analfabetos da L.A. podem tranquilamente dar uma boa lição de desprendimento e superação e os "mestres" da L.A. deveriam entender as regras catedráticas que reinam entre os pressupostos científicos.

Fossem ambos mais flexíveis e tivessem um pouco mais de boa vontade,
estaríamos, no momento, presenciando uma nova abertura de pensamento na humanidade. A noção de conectividade e de interrelação que dita as regras desde as questões ambientais e físicas de modo geral, até o universo das crenças e da fé.

O primeiro passo para este ponto, espero estar dando agora. Vamos Comigo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Já estamos juntos nessa jornada há um bom tempo! Desde já agradeço todo a consiència que tenho obtido por poder trocar idéias com você! É esse o princípio verdadeiro da atração!
Oppus Quark