Sei que estou em dívida com muitos daqui.
Muitas pessoas me procuram, mandam msg em pvt, email, scraps, depos.
Lamentavelmente não disponho de tempo para responder a todos.
Vocês sabem que este é um trabalho voluntário. Nunca vou usar este espaço para fazer divulgação ou promoção de atendimentos e de consultas. Seria quebrar a relação de confiança que existe entre nós.
Porém, a partir de hoje, vou postar algumas respostas que vez ou outra, mando para algumas pessoas que me procuram. É uma forma de me desculpar com as dezenas de pessoas que não posso atender.
Para que outras pessoas possam se beneficiar deste tempo dispendido, vou postar aqui a resposta a um depo que recebi, com o pedido gratuito de um atendimento.
O caso é de uma moça que namorou um rapaz pelo período de 5 anos, eles se separaram e foram morar em cidades diferentes e hoje ela busca reatar com ele e ambos estão na fase da "paquera".
Vou postar o depo exatamente como ela me enviou e a resposta exatamente como enviei a ela, porém a identidade será mantida em sigilo, claro.
Espero que ajude a vocês também.
O depo que ela me mandou no meu perfil no Orkut:
ñ aceite por favor... apenas qro q me fale uma coisa... namorei 5 anos um rapaz.. ñ deu certo pq fomos morar em cidades distantes... desde então.. eu e ele já namoramos outras pessoas mas ñ damos certo com ngm... e ele vive dizendo q sou especial d+ e etc... ele sabe q gosto dele mas continuamos amigos.. ele sempre colocou a distância como barreira e eu sempre achei isso uma desculpa esfarrapada rs... mas ele tá enxergando q tá só se dando mal nos relacionamentos.. q eu fui a única q sempre o valorizou e respeitou pq ele ñ volta pra mim? rsrs... me ajuda.. o q posso estar trabalhando pra q a gente fique junto, se for a vontade d Deus, é claro... meu e-mail é ........................... me escreve, por gentileza.
Abraço!
Abraço!
Minha resposta:
Olá "Maria".
Sei que vc postou rapidamente e que não pensou em detalhes quando o fez.
Mas muitas vezes, nosso inconsciente conversa conosco de formas as mais variadas e o seu texto diz muito a respeito da sua situação.
Vou fazer este exercício contigo apenas pra que vc comece a entender melhor a sua situação, porém quero te adiantar que um caso como este precisa ser analisado, de preferência, por um profissional que irá usar outros elementos para lhe dar uma orientação melhor.
Quanto a mim, não poderei acompanhar o seu caso mais de perto porque não disponho de tempo para isso. Mas é com imenso prazer que vou te ajudar agora e, se souber refletir sobre o que se segue, poderá fazer imensas transformações na sua vida.
Não se esqueça: Sua vida está somente nas suas mãos e Deus te deu absolutamente TUDO o que precisa para ser super feliz e realizada em todos os aspectos.
Para o exercício, vou usar apenas uma frase do que escreveu para mim.
Não se assuste com as conclusões e com o que verá, estou acostumado a atender pela internet e tenho me especializado nisso. hehehe
"ele sempre colocou a distância como barreira e eu sempre achei isso uma desculpa esfarrapada rs... mas ele tá enxergando q tá só se dando mal nos relacionamentos.. q eu fui a única q sempre o valorizou e respeitou pq ele ñ volta pra mim? rsrs... "
"Ele cria barreiras"= Eu estou desimpedida.
(Seu "interior" pode estar falando) Me incomoda muito o fato de eu me entregar completamente e ele ser passivo. Já demonstrei a ele que as portas estão abertas, que é só "chegar e pegar", mas ele fica na frente da porta sorrindo pra mim e não entra! Que irritante isso! Por outro lado, que mulher serei se deixar claro pra ele que é só "chegar e pegar"? Ele vai pensar que sou uma vagabunda qualquer, uma destas menininhas que tem por aí e eu, definitivamente, não sou!
Até pra mim, do alto de minha "auto-estima" e do meu orgulho, não posso pensar que é só ele "chegar e pegar", porque não é... Tá bom, eu quero pensar que não é... Mas É! Então preciso imediatamente mudar esta postura, porque, mesmo que eu não pense de forma consciente desta forma, mesmo que eu procure não passar isso pra ele e mesmo que ele não pense assim de forma consciente a meu respeito, é exatamente isso que ele sente e que eu sinto e é exatamente por isso que me irrita esta passividade dele e, acima de tudo, a minha permissividade, minha indulgência. Este desequilíbrio aumenta a minha ansiedade acima do limite do "tolerável". E me traz angústia e infelicidade.
Qual algumas das soluções para isto?
-Mudar internamente esta relação. Fechar a porta para que ele (ou qualquer pessoa) bata para entrar. Quando eu deixo a porta aberta entra cachorro, barata... Estou aberto, afinal.
"Fechar a porta" é o mesmo que fazer uma oração: "Deus que entre na minha vida a pessoas certa, na hora certa, da maneira certa. E que não saia sem ser na hora certa, da maneira certa."
"Fechar a porta" também pode ser "se não for pra ser não será". Ou ainda "dar-se o valor".
Um bom ponto para refletir é a possibilidade da mudança de comportamento e a mudança de atitudes. Nem que seja para analisar uma reação. Afaste-se um pouco, torne-se um pouco mais fria.
"Ele diz que os relacionamento não foram bons"
Ok, mesmo que tenha dito, aqui está também um desejo seu.
Algo como "se não for feliz comigo, não será com ninguém".
Veja, sei que parece duro isso, mas estou aqui para ver o que você não vê e, muitas vezes, escondemos de nós mesmos as nossas limitações. É uma questão de sobrevivência. Se pensarmos em tudo o que pode acontecer ao sair de casa, não vamos por os pés na rua.
Por outro lado, se pensar que posso parar um carro no peito, estou morto.
Tem que haver um equilíbrio.
Até pela pergunta que fazemos, as vezes, já criamos uma expectativa da resposta.
Você pergunta a ele: Como foram seus relacionamentos?
Se ele está sozinho, pode falar o que for, mas o final será sempre o fracasso.
Porque então não dizer que foi ruim?
Não é mais fácil?
Porém você precisa ver uma coisas:
-Foram ruins mas não foi suficiente para que ele estivesse nesse momento aí do seu lado, o que significa que ou o seu relacionamento anterior com ele foi igualmente um fracasso, sendo então exatamente como os outros que não deram certo.
Entenda: Falar de relacionamentos anteriores e supervalorizar o de vocês pode ser apenas mais um "xaveco" e, o pior, pode ser que você mesma tenha provocado isso, mesmo que não tivesse perguntado ou comentado isso a ele. Se tocou no assunto, aí é xaveco mesmo! hehehe
"Eu fui a única que valorizou e respeitou"
Todas as outras também foram "únicas" e assim sempre será.
Cada uma teve uma peculiaridade, algo diferente.
Você valorizou e respeitou, a outra tinha uma bunda redonda, a outra pagava o jantar e cada uma tinha uma peculiaridade (ou várias) que a tornava única em algo.
Basta saber dele o que ele quer de uma mulher.
O valor maior dele está em uma bunda redonda ou em alguém que o valoriza?
Nada de falar que "reconhecemos os valores com o tempo", porque, se pensar assim, hoje ele estará valorizando o respeito, amanhã existem grandes chances de valorizar outra coisa.
O que ocorre é que (sim, é verdade) a gente tende a não ver o que está sob nossos olhos.
Não ouve os conselhos de nossas avós.
E acabamos dando valor no que perdemos.
Mas não porque não tinha valor antes.
Mas porque a gente tinha com certa facilidade.
O que significa que eu SEMPRE valorizei.
Se hoje eu não dou valor nenhum a uma pessoa que fuma ao meu lado, não vou sentir falta de uma pessoa que fuma ao meu lado nunca.
Na escala de valores dele "respeitar" está nos primeiros lugares?
O que mais ele valoriza?
O que é mais importante para ele?
O que está lá no topo?
Dentre Dez coisas mais importantes em uma mulher para ele, "valorizar e respeitar" estão entre as três mais importantes e fundamentais?
Não se assuste se descobrir que não.
Pode ser um dos motivos dele não estar ao seu lado agora.
Quais algumas das soluções para isto?
-Procure saber o que ele realmente valoriza. O que ele quer em uma mulher e procure saber se você tem condições e motivação para oferecer isso a ele de forma NATURAL. Se na escala de valores dele, a bunda redonda está em primeiro lugar e sua bunda é de tábua, está disposta a uma cirurgia? Se não tem o que ele quer ou não pode oferecer com naturalidade, reavalie se ele é a pessoa certa dentre os 3 bilhões de homens no mundo.
-Procure se conhecer mais. Nunca queira ser "alguém" para alguém além de vc mesma.
Você é mais importante, você vale mais. Se alguém não nos valoriza é porque nós não nos valorizamos. Devemos nos valorizar nem que seja para nos afastar de quem não nos valoriza.
"Porque ele não volta pra mim?"
Porque ele deveria voltar?
Se for apenas porque você quer é melhor que não volte!
Se for um desejo apenas seu, é melhor que nunca fiquem juntos, porque será outro fracasso ainda pior.
Vou compartilhar uma questão pessoal contigo:
Eu já me separei e voltei.
Havia me relacionado por um longo período, depois de ver que não dava certo, tomei todas as iniciativas de me separar e nos separamos.
Depois de um período, novamente, tomei todas as iniciativas para voltarmos. E voltamos.
E, neste período em que estivemos juntos, foi para mim, o mesmo que me "casar com o Capeta!"
Nunca antes (e espero que nunca depois) na minha vida eu maltratei e fui maltrado tanto por uma pessoa. Eu vivi um inferno. Ela nem tanto, porque sua posição era mais cômoda, já eu, sofri como nunca sofri em toda a minha vida.
Hoje fico pensando que, se tivesse que conviver dois dias com uma pessoa como ela, daria um tiro na cabeça!
E tudo porque?
Pelo imenso tesão que sentia por ela.
Porém, além de sexo, não havia mais nada que ela poderia me oferecer.
Nossas diferenças eram gritantes em qualquer aspecto que você queira enumerar.
Foi exatamente deste aprendizado que me surgiu esta proposta da escala de valores.
Enumerei aqueles 10 itens que são muito importantes para que alguém esteja ao meu lado. Enumerei a minha conclusão sobre os 10 itens mais importantes para ela.
Descobri que sexo era muito importante para mim, mas não estava no topo. Descobri que o que eu tinha para oferecer a ela não eram coisas que ela valorizava muito.
O resultado foi uma catástrofe sem precedentes.
Por este motivo, sempre alerto as pessoas sobre esta questão de "voltar".
Voltar não significa começar onde parou.
Seu trem já passou daquela estação.
Voltar significa continuar de onde está.
Com as vivências, com as experiências acumuladas, somadas a expectativa de que vai dar certo e será como os melhores momentos de antes.
Porque a gente tem a incrível capacidade de pensar só nos bons momentos quando pensamos em voltar com alguém.
É como se todos os acontecimentos ruins e negativos sumissem!!!
Com este breve comentário você tem muitos elementos para avaliar esta sua decisão.
Como resumo final, posso lhe adiantar que a sua situação de fragilidade pode estar impedindo que as coisas aconteçam.
Você precisa avaliar melhor também as motivações dele.
Não pode confundir o seu desejo com o dele.
Normalmente o que todo mundo diz em uma situação como esta é "Vá em frente", "lute pelo que é seu", "força" e coisas assim.
No meu caso o que eu digo é: da forma com que eu estou avaliando não está nada bom.
Mesmo que isso possa te magoar a princípio ou deixar chateada comigo.
Está claro que a situação está nas mãos dele e está claro que ele ainda não se convenceu de que voltar é a melhor situação. Pelo menos no momento.
Uma alternativa é testá-lo de forma positiva.
Procurar mexer um pouco com ele. Tirar um pouco o conforto e a conveniência.
Se ele desistir é porque realmente não quer, mas estava alimentando um pouco o ego e trazendo um pouco de emoção para a sua mesmice. Se ele balançar é porque as chances são grandes.
Se deixar pra ele a idéia de que esta pode ser a última chance ou a última oportunidade, pode ser que ele se decida.
Porém, se levar no banho maria e deixar sempre uma brecha ele vai continuar da mesma forma: procurando alguém que seja melhor que você e que lhe ofereça algo que acredita que você não possa oferecer.
Com Carinho
Clayson Felizola
Postei aqui porque este é um caso muito comum.
Espero que ajude a você que chegou até aqui com sua leitura.
Grande abraço.
Sei que vc postou rapidamente e que não pensou em detalhes quando o fez.
Mas muitas vezes, nosso inconsciente conversa conosco de formas as mais variadas e o seu texto diz muito a respeito da sua situação.
Vou fazer este exercício contigo apenas pra que vc comece a entender melhor a sua situação, porém quero te adiantar que um caso como este precisa ser analisado, de preferência, por um profissional que irá usar outros elementos para lhe dar uma orientação melhor.
Quanto a mim, não poderei acompanhar o seu caso mais de perto porque não disponho de tempo para isso. Mas é com imenso prazer que vou te ajudar agora e, se souber refletir sobre o que se segue, poderá fazer imensas transformações na sua vida.
Não se esqueça: Sua vida está somente nas suas mãos e Deus te deu absolutamente TUDO o que precisa para ser super feliz e realizada em todos os aspectos.
Para o exercício, vou usar apenas uma frase do que escreveu para mim.
Não se assuste com as conclusões e com o que verá, estou acostumado a atender pela internet e tenho me especializado nisso. hehehe
"ele sempre colocou a distância como barreira e eu sempre achei isso uma desculpa esfarrapada rs... mas ele tá enxergando q tá só se dando mal nos relacionamentos.. q eu fui a única q sempre o valorizou e respeitou pq ele ñ volta pra mim? rsrs... "
"Ele cria barreiras"= Eu estou desimpedida.
(Seu "interior" pode estar falando) Me incomoda muito o fato de eu me entregar completamente e ele ser passivo. Já demonstrei a ele que as portas estão abertas, que é só "chegar e pegar", mas ele fica na frente da porta sorrindo pra mim e não entra! Que irritante isso! Por outro lado, que mulher serei se deixar claro pra ele que é só "chegar e pegar"? Ele vai pensar que sou uma vagabunda qualquer, uma destas menininhas que tem por aí e eu, definitivamente, não sou!
Até pra mim, do alto de minha "auto-estima" e do meu orgulho, não posso pensar que é só ele "chegar e pegar", porque não é... Tá bom, eu quero pensar que não é... Mas É! Então preciso imediatamente mudar esta postura, porque, mesmo que eu não pense de forma consciente desta forma, mesmo que eu procure não passar isso pra ele e mesmo que ele não pense assim de forma consciente a meu respeito, é exatamente isso que ele sente e que eu sinto e é exatamente por isso que me irrita esta passividade dele e, acima de tudo, a minha permissividade, minha indulgência. Este desequilíbrio aumenta a minha ansiedade acima do limite do "tolerável". E me traz angústia e infelicidade.
Qual algumas das soluções para isto?
-Mudar internamente esta relação. Fechar a porta para que ele (ou qualquer pessoa) bata para entrar. Quando eu deixo a porta aberta entra cachorro, barata... Estou aberto, afinal.
"Fechar a porta" é o mesmo que fazer uma oração: "Deus que entre na minha vida a pessoas certa, na hora certa, da maneira certa. E que não saia sem ser na hora certa, da maneira certa."
"Fechar a porta" também pode ser "se não for pra ser não será". Ou ainda "dar-se o valor".
Um bom ponto para refletir é a possibilidade da mudança de comportamento e a mudança de atitudes. Nem que seja para analisar uma reação. Afaste-se um pouco, torne-se um pouco mais fria.
"Ele diz que os relacionamento não foram bons"
Ok, mesmo que tenha dito, aqui está também um desejo seu.
Algo como "se não for feliz comigo, não será com ninguém".
Veja, sei que parece duro isso, mas estou aqui para ver o que você não vê e, muitas vezes, escondemos de nós mesmos as nossas limitações. É uma questão de sobrevivência. Se pensarmos em tudo o que pode acontecer ao sair de casa, não vamos por os pés na rua.
Por outro lado, se pensar que posso parar um carro no peito, estou morto.
Tem que haver um equilíbrio.
Até pela pergunta que fazemos, as vezes, já criamos uma expectativa da resposta.
Você pergunta a ele: Como foram seus relacionamentos?
Se ele está sozinho, pode falar o que for, mas o final será sempre o fracasso.
Porque então não dizer que foi ruim?
Não é mais fácil?
Porém você precisa ver uma coisas:
-Foram ruins mas não foi suficiente para que ele estivesse nesse momento aí do seu lado, o que significa que ou o seu relacionamento anterior com ele foi igualmente um fracasso, sendo então exatamente como os outros que não deram certo.
Entenda: Falar de relacionamentos anteriores e supervalorizar o de vocês pode ser apenas mais um "xaveco" e, o pior, pode ser que você mesma tenha provocado isso, mesmo que não tivesse perguntado ou comentado isso a ele. Se tocou no assunto, aí é xaveco mesmo! hehehe
"Eu fui a única que valorizou e respeitou"
Todas as outras também foram "únicas" e assim sempre será.
Cada uma teve uma peculiaridade, algo diferente.
Você valorizou e respeitou, a outra tinha uma bunda redonda, a outra pagava o jantar e cada uma tinha uma peculiaridade (ou várias) que a tornava única em algo.
Basta saber dele o que ele quer de uma mulher.
O valor maior dele está em uma bunda redonda ou em alguém que o valoriza?
Nada de falar que "reconhecemos os valores com o tempo", porque, se pensar assim, hoje ele estará valorizando o respeito, amanhã existem grandes chances de valorizar outra coisa.
O que ocorre é que (sim, é verdade) a gente tende a não ver o que está sob nossos olhos.
Não ouve os conselhos de nossas avós.
E acabamos dando valor no que perdemos.
Mas não porque não tinha valor antes.
Mas porque a gente tinha com certa facilidade.
O que significa que eu SEMPRE valorizei.
Se hoje eu não dou valor nenhum a uma pessoa que fuma ao meu lado, não vou sentir falta de uma pessoa que fuma ao meu lado nunca.
Na escala de valores dele "respeitar" está nos primeiros lugares?
O que mais ele valoriza?
O que é mais importante para ele?
O que está lá no topo?
Dentre Dez coisas mais importantes em uma mulher para ele, "valorizar e respeitar" estão entre as três mais importantes e fundamentais?
Não se assuste se descobrir que não.
Pode ser um dos motivos dele não estar ao seu lado agora.
Quais algumas das soluções para isto?
-Procure saber o que ele realmente valoriza. O que ele quer em uma mulher e procure saber se você tem condições e motivação para oferecer isso a ele de forma NATURAL. Se na escala de valores dele, a bunda redonda está em primeiro lugar e sua bunda é de tábua, está disposta a uma cirurgia? Se não tem o que ele quer ou não pode oferecer com naturalidade, reavalie se ele é a pessoa certa dentre os 3 bilhões de homens no mundo.
-Procure se conhecer mais. Nunca queira ser "alguém" para alguém além de vc mesma.
Você é mais importante, você vale mais. Se alguém não nos valoriza é porque nós não nos valorizamos. Devemos nos valorizar nem que seja para nos afastar de quem não nos valoriza.
"Porque ele não volta pra mim?"
Porque ele deveria voltar?
Se for apenas porque você quer é melhor que não volte!
Se for um desejo apenas seu, é melhor que nunca fiquem juntos, porque será outro fracasso ainda pior.
Vou compartilhar uma questão pessoal contigo:
Eu já me separei e voltei.
Havia me relacionado por um longo período, depois de ver que não dava certo, tomei todas as iniciativas de me separar e nos separamos.
Depois de um período, novamente, tomei todas as iniciativas para voltarmos. E voltamos.
E, neste período em que estivemos juntos, foi para mim, o mesmo que me "casar com o Capeta!"
Nunca antes (e espero que nunca depois) na minha vida eu maltratei e fui maltrado tanto por uma pessoa. Eu vivi um inferno. Ela nem tanto, porque sua posição era mais cômoda, já eu, sofri como nunca sofri em toda a minha vida.
Hoje fico pensando que, se tivesse que conviver dois dias com uma pessoa como ela, daria um tiro na cabeça!
E tudo porque?
Pelo imenso tesão que sentia por ela.
Porém, além de sexo, não havia mais nada que ela poderia me oferecer.
Nossas diferenças eram gritantes em qualquer aspecto que você queira enumerar.
Foi exatamente deste aprendizado que me surgiu esta proposta da escala de valores.
Enumerei aqueles 10 itens que são muito importantes para que alguém esteja ao meu lado. Enumerei a minha conclusão sobre os 10 itens mais importantes para ela.
Descobri que sexo era muito importante para mim, mas não estava no topo. Descobri que o que eu tinha para oferecer a ela não eram coisas que ela valorizava muito.
O resultado foi uma catástrofe sem precedentes.
Por este motivo, sempre alerto as pessoas sobre esta questão de "voltar".
Voltar não significa começar onde parou.
Seu trem já passou daquela estação.
Voltar significa continuar de onde está.
Com as vivências, com as experiências acumuladas, somadas a expectativa de que vai dar certo e será como os melhores momentos de antes.
Porque a gente tem a incrível capacidade de pensar só nos bons momentos quando pensamos em voltar com alguém.
É como se todos os acontecimentos ruins e negativos sumissem!!!
Com este breve comentário você tem muitos elementos para avaliar esta sua decisão.
Como resumo final, posso lhe adiantar que a sua situação de fragilidade pode estar impedindo que as coisas aconteçam.
Você precisa avaliar melhor também as motivações dele.
Não pode confundir o seu desejo com o dele.
Normalmente o que todo mundo diz em uma situação como esta é "Vá em frente", "lute pelo que é seu", "força" e coisas assim.
No meu caso o que eu digo é: da forma com que eu estou avaliando não está nada bom.
Mesmo que isso possa te magoar a princípio ou deixar chateada comigo.
Está claro que a situação está nas mãos dele e está claro que ele ainda não se convenceu de que voltar é a melhor situação. Pelo menos no momento.
Uma alternativa é testá-lo de forma positiva.
Procurar mexer um pouco com ele. Tirar um pouco o conforto e a conveniência.
Se ele desistir é porque realmente não quer, mas estava alimentando um pouco o ego e trazendo um pouco de emoção para a sua mesmice. Se ele balançar é porque as chances são grandes.
Se deixar pra ele a idéia de que esta pode ser a última chance ou a última oportunidade, pode ser que ele se decida.
Porém, se levar no banho maria e deixar sempre uma brecha ele vai continuar da mesma forma: procurando alguém que seja melhor que você e que lhe ofereça algo que acredita que você não possa oferecer.
Com Carinho
Clayson Felizola
Postei aqui porque este é um caso muito comum.
Espero que ajude a você que chegou até aqui com sua leitura.
Grande abraço.